Dia Mundial do Rim 2017

Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis.

A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. Em 2014, em todo o mundo mais de 600 milhões de adultos eram obesos.

A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. Potencia as principais causas de Doença Renal Crónica (DRC), como diabetes e hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal: em indivíduos afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver DRC a longo prazo.

A boa notícia é que a obesidade, bem como a DRC, é em grande parte evitável. Educação e consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

Este ano o Dia Mundial do Rim promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e sua associação com a doença renal, defendendo estilo de vida saudável e medidas de política de saúde que tornam comportamentos preventivos uma opção acessível.

Ana Galvão
Em nome da Sociedade Portuguesa de Nefrologia

Ana Teixeira
Em nome da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica

Login Inicie a sua Sessão
Subscreva a nossa newsletter
Patrocinadores            
             
Platina            

           
Ouro            

         
Prata            

 
Bronze            

       
Media Partner