DIA MUNDIAL DO RIM 2021


A doença renal crónica atualmente afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. Um em cada 10 adultos tem doença renal crónica.

Ser diagnosticado com doença renal pode ser um grande desafio, tanto para o doente como para quem o rodeia. O diagnóstico e tratamento, particularmente em estádios avançados da doença renal, tem um impacto nas suas vidas, interferindo na capacidade do  doente, familiares e amigos de participar em atividades quotidianas como trabalho, viagens e socialização, além de outros efeitos como a fadiga, a dor, a depressão e os problemas do sono.

Em Portugal mais de 20000 doentes estão dependentes de diálise ou transplante.

Este ano o Dia Mundial do Rim continua a aumentar a consciencialização sobre a carga de doenças renais em todo o mundo e a esforçar-se pela saúde renal. A organização do Dia Mundial do Rim declarou 2021 o ano de “Viver Bem com a Doença renal”.

O objetivo é aumentar a educação e a consciência sobre o tratamento eficaz dos sintomas, o envolvimento ativo do doente e o seu encorajamento em manter a sua participação na sociedade. Embora as medidas para prevenir a doença renal e sua progressão sejam importantes, os doentes com doença renal, incluindo os que dependem da diálise ou transplante, e seus cuidadores, devem sentir-se apoiados, especialmente durante pandemias e outros períodos desafiadores. A Organização do Dia Mundial do Rim apela para a inclusão na participação no quotidiano como foco principal no cuidado de doentes com doença renal crónica de modo a alcançar o objetivo final de Viver Bem com Doença Renal. Esta abordagem consegue-se com comunicação e pareceria levando a uma mudança de paradigma que pode inspirar confiança e esperança nos doentes.

Gratos pela vossa colaboração,

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia

Grupo de estudo de Dialise Peritoneal