DIA MUNDIAL DO RIM 2022

Saúde Renal para Todos

Aumentar o Conhecimento Para Um Melhor Cuidado Renal

A doença renal crónica é um problema comum a nível mundial, estima-se que 1 em cada 10 adultos em todo o mundo possam sofrer de doença renal crónica e esta se não for tratada pode ser mortal. Embora a deteção precoce possa prevenir a morbilidade e mortalidade, esta continua a aumentar anualmente e estima-se que possa ser a 5ª principal causa de morte em 2040. Há pois necessidade de aumentar o conhecimento sobre este problema.

A comissão de organização do Dia Mundial do Rim declarou 2022 como o ano da “Saúde Renal Para Todos”. Especificamente é pedido que trabalhemos no sentido de preencher lacunas no conhecimento sobre a doença renal, o seu desenvolvimento e evolução, ao nível da população em geral,  melhorando desta forma o “cuidar” dos nossos rins. Estas lacunas no conhecimento impedem ou dificultam a luta contra a doença renal.

Esta é uma causa que envolve todos os profissionais de saúde que têm o dever de informar e consciencializar para que todos possam cuidar bem dos seus rins e prevenir o desenvolvimento ou a progressão da doença renal, minimizando assim o impacto deste problema na saúde pública.

 

Grupo de estudo de Dialise Peritoneal