Após uma longa carreira profissional pública e privada, na área da nefrologia, o Dr. Domingos Machado, inicia hoje o seu período de reforma.
É, claramente, um dos “pais” da transplantação renal em Portugal, com um papel muito relevante e inquestionável na área da transplantação de “dador vivo”, a que dedicou grande parte da sua atividade hospitalar. O número de transplantes renais de dadores vivos, realizados pelo Serviço de Nefrologia do Hospital de Sta. Cruz, de que foi Diretor, colocam-no (de longe) como a unidade mais importante da zona sul do país no transplante de dador vivo (tendo realizado mais transplantes deste tipo que a soma de todas as outras unidades desta zona).
Na transplantação renal organizou, com grande sucesso, vários congressos nacionais e internacionais. Sublinho a relação de grande amizade e cumplicidade com o Professor Medina Pestana do Hospital do Rim, em São Paulo-Brasil. Na base desta amizade entre os dois, observou-se uma marcada colaboração entre os 2 países na área da transplantação, que se tem traduzido nos Congressos Luso-Brasileiros de Transplantação, fundamentais para dar relevância e enquadramento aos nefrologistas portugueses. O lançamento, com sucesso, destes congressos e a sua manutenção, deve-se, em grande parte, ao envolvimento do Dr. Domingos Machado.
Sublinhamos, como exemplo para todos os nefrologistas portugueses, a elegância do contacto, a diplomacia do trato e a capacidade de reflexão profunda sobre questões éticas que envolvem a prática nefrológica (e particularmente a área da transplantação).
Pela sua elevadíssima cultura “extra médica” (sobretudo na música clássica e artes plásticas), sempre reconhecemos o Dr. Domingos Machado, como um dos nefrologistas portugueses mais elegantes, iluminados e clarividentes da sua geração, para quem a nefrologia é apenas uma das múltiplas facetas da sua existência. Por estes motivos, não temos dúvidas, que será dos mais bem preparados, para abraçar com maior prazer e rendibilidade a fase da reforma.
Neste contexto, a Direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia decidiu propor o Dr. Domingos Machado para Sócio Honorário da SPN, o que será votado na próxima Assembleia Geral. Caso seja aprovada esta proposta, como antecipamos, teremos oportunidade de lhe entregar o respetivo diploma, numa homenagem singela, durante o próximo Encontro Renal de Nefrologia e Congresso Luso Brasileiro de Nefrologia.
A Direção da SPN